worried couple with notebook looking at each other

Você é muito…! Como funciona a Projeção em Psicanálise?

A projeção ocorre quando uma pessoa atribui uma qualidade a outra pessoa que realmente vem de si mesma.

Você sabia que o conceito de projeção vem diretamente de Freud? Freud, que foi treinado como neurologista, tomou emprestado o termo neurologia, onde se referia à capacidade dos neurônios de transmitir estímulos de um nível do sistema nervoso para outro.

As pessoas se projetam o tempo todo e isso não é necessariamente bom ou mal, dependendo de quais qualidades são projetadas e se elas são ou não negadas em si mesmas.

A projeção pode ser a base para qualidades maravilhosas, como empatia, generosidade e sentimentos românticos, ou qualidades negativas, como raiva, ganância e desprezo.

A projeção ajuda as pessoas a se apaixonarem e a odiar e difamar os outros.

Mas, na linguagem comum, a projeção refere-se a qualidades negativas que são negadas ou vistas como provenientes da outra pessoa.

É fácil ver quando alguém está projetando. É muito mais difícil perceber quando você é o único a projetar. Por quê? Porque a projeção é inconsciente.

Por que as pessoas fazem projeções?

Muitas vezes identificamos qualidades desagradáveis e negativas em outras pessoas que odiamos em nós mesmos. Esse processo ocorre inconscientemente.

Tomemos o exemplo clássico de Freud: um homem que foi infiel à sua esposa, mas que acusa sua esposa de traí-lo. Este homem, a quem chamaremos de Herr M, tem altos padrões morais para si mesmo. Ele se considera uma boa pessoa, um bom marido, um cidadão sólido. Ele é extremamente crítico de si mesmo por se envolver em infidelidade, mas ele não consegue parar. Herr M subconscientemente rejeita e nega o fato de sua própria infidelidade que ele acharia inaceitável em outra pessoa, e a projeta em sua esposa, tornando-a assim a “má”.

Na mente de Herr M, o fato de sua própria infidelidade não tem nada a ver com suas suspeitas de sua esposa. Isso às vezes é chamado de “compartimentalização”, pois mantém sua infidelidade em um compartimento separado e selado. Isso permite que ele se sinta como uma boa pessoa quando se envolve em um comportamento que é inaceitável para ele.

Outro tipo de projeção

Aqui está outro exemplo na prática: Sara sempre foi uma “boa menina”, o que para ela significa que ela nunca expressa raiva ou agressão. Se ela começar a sentir raiva de alguém, ela rapidamente afasta esse sentimento e se esforça para ser gentil. Se seu marido, Jim, faz um pedido, como pedir-lhe para salvar seu e-mail, ela muitas vezes responde insistindo que ele está com raiva dela. Jim fica intrigado com isso, pois não sentiu raiva quando fez o pedido. No entanto, Sara, que não está ciente de sua própria raiva, concorda em salvar o correio, mas depois “esquece”, o que deixa Jim com raiva, tornando-se uma profecia autorrealizável.

Homofobia

A homofobia, definida como uma aversão ou ódio aos homossexuais, é um excelente exemplo de projeção.

Considere Pedro. Ele se considera uma pessoa muito conservadora. Ao ver alguma notícia relacionada a pessoas homossexuais, Pedro mostra muita raiva e descontentamento, fazendo questão de expressar isso a quem estiver perto dele.

Além disso, Pedro parece sempre estar comentando em suas conversas, o quanto ele acha errado tal prática e está sempre comentando casos. Ele indica ver, não somente o modo de vida, mas a pessoa homossexual como sendo naturalmente má.

Essa insistência no tema por parte de Pedro em procurar mostrar extrema aversão nesse assunto pode indicar algo que ele, inconscientemente gosta, mas tenta combater.

Paranóia

Em sua forma mais extrema, a projeção é a base da paranoia. Medos de perseguição, ódio irracional de um indivíduo ou grupo, ciúme na ausência de evidências de traição e a crença de que uma pessoa desejada é tabu por qualquer motivo que deseje você, todos resultam da projeção de estados mentais negativos inconscientes em outra pessoa. A paranoia, então, envolve a negação de uma tendência pessoal e a crença de que essa tendência vem da outra pessoa.

Você está se projetando?

É fácil perceber quando outras pessoas estão se projetando. É muito mais difícil perceber essa tendência em nós mesmos.

Aqui estão alguns sinais que você pode estar projetando:

  • Sentir-se muito magoado, defensivo ou sensível sobre algo que alguém disse ou fez.
  • Sentindo-se altamente reativo e rápido para culpar.
  • Dificuldade em ser objetivo, ganhar perspectiva e se colocar no lugar da outra pessoa.
  • Perceba que essa situação ou sua reatividade é um padrão recorrente.

Se você notar qualquer um desses, pergunte a si mesmo:

  • O comportamento que eu não gosto nessa pessoa é algo que eu acho intolerável em mim mesmo?
  • Como eu ajo como essa pessoa?
  • Que tipo de histórias estou contando a mim mesmo sobre essa pessoa ou situação?
  • Quem ou o que essa pessoa ou situação me lembra?

Se você puder aceitar todos os seus pensamentos e sentimentos e não tentar se livrar deles, não precisará projetá-los nos outros. Além disso, você se tornará uma pessoa mais tolerante e flexível.

Quer conversar comigo? CLIQUE AQUI!

Leave Your Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *