Muitas pessoas se perguntam quanto tempo deve durar uma sessão de Psicanálise. Geralmente, quem está pensando em fazer esse tipo de terapia pela primeira vez, com certeza deve ter essa dúvida. E para ser sincero, não existe uma resposta única para essa questão.
Antes de comentar esse ponto, quero comentar tudo o que está envolvido em uma sessão de terapia psicanalítica.
O que acontece em uma sessão de terapia psicanalítica?
Bem, na primeira ou até nas primeiras sessões, se faz o que é conhecido como “sessões preliminares” que são as sessões em que você irá comentar com seu analista detalhes sobre seu perfil e as angústias que o trouxeram até ele (ou ela).
Na primeira sessão, o analista irá pegar alguns dados básicos com você. Isso é chamado de “ficha anamnésica”. Apesar desse nome feio, trata-se de uma ficha em que o analista irá colocar seus dados pessoais e familiares, vai perguntar se você já fez algum tipo de terapia, se toma algum medicamento, sobre estado civil, filhos entre outras coisas. Cada analista tem seus critérios quanto ao que irá pedir de informação.
Essas informações servem para que o analista tenha uma base para ir construindo sua análise. As já mencionadas “sessões preliminares” servem como uma introdução da sua história de vida e de seu caso específico. Alguns analistas utilizam apenas as primeiras sessões como sendo preliminares, enquanto outros podem extender essa fase por mais tempo. Tudo vai depender do que o analista considerar importante para cuidar de você da melhor forma possível.
O objetivo principal de cada sessão é acessar seu inconsciente, uma parte de sua mente que muitas vezes é difícil de acessar. O principal recurso usado nas sessões é chamado de associação livre, que basicamente é um processo em que você irá falar de maneira aberta e sem nenhum tipo de censura sobre o que estiver em sua mente, durante as sessões. Eventualmente, o analista irá fazer alguma pergunta pontual, para esclarecer algo que você tenha dito. E, aos poucos, partes de sua mente vai liberando pequenas frações do inconsciente, que são percebidas pelo analista.
Tá, mas então, quanto dura uma sessão de terapia psicanalítica?
Como você viu, o processo de acessar ideias e pensamentos inconscientes não é tão simples assim. E obviamente é preciso um tempo razoável para se fazer um bom trabalho.
Nesse sentido, apesar do argumento anterior, existem digamos, pontos de vista divergentes na Psicanálise sobre a duração.
Uma sessão de Psicanálise “clássica” digamos assim, dura entre 45, 50 minutos a 1 hora. A maioria dos terapeutas atualmente trabalha com 50 minutos de sessão. Mas, Lacan, um famoso psicanalista francês promoveu um tempo de sessão não constante e ganhou muitos seguidores.
Segundo Lacan, o tempo de duração de uma sessão não necessariamente precisa estar fixo. Ele pregava o uso de “tempo lógico” em lugar de um tempo cronológico, que é o mais comum. Dessa forma, quando um cliente dele em análise mencionasse algo que, digamos, fosse considerado estratégico ou que fosse uma informação intrigante o suficiente para que o cliente quisesse continuar o assunto numa próxima sessão. Assim, uma sessão “lacaniana” pode durar os 50 minutos, mas também pode durar 15 minutos, uma hora e meia…Isso vai depender da estratégia do psicanalista. Essa técnica é utilizada em alguns casos para que certa declaração do cliente fique “no ar” e possa ser material de meditação por parte dele, que pode querer voltar ao assunto numa sessão seguinte. Há outros argumentos a favor dessa técnica que não irei abordar nesse artigo.
Mas creio que você já percebeu que uma sessão de terapia varia bastante, de psicanalista para psicanalista. Como saber a duração de sua sessão? Muito fácil, pergunte a ele ou ela. Veja qual é o tipo de técnica que ele gosta de utilizar. Isso tudo você pode perguntar na sua primeira sessão. Aliás, use sua primeira sessão para perguntar tudo o que sua curiosidade tem vontade de saber!
Quer conversar comigo? CLIQUE AQUI.
Leave Your Comment