Desde que foi fundada, a Psicanálise sofre ataques. Primeiro, os médicos do início do século XX atacavam Freud e a Psicanálise, por causa da visão de inconsciente que Freud havia criado. Além disso, naquela época, a saúde e o bem-estar emocional eram coisas que praticamente não eram tratadas, ou pelo menos, não eram tratadas como deveriam.
Depois, com o surgimento da Psicologia Clínica (sim, como ciência, a Psicologia veio primeiro, porém como área clínica, ela veio depois da Psicanálise), se somaram aos atacantes da Psicanálise os psicólogos que seguiam em muitos casos, dissidentes da Psicanálise e que tinham já um viés pré-concebido de atacar conceitos psicanalíticos. Eles ainda hoje são os principais “haters” da Psicanálise. Eu poderia falar ainda da galera do cientifismo, mas aí esse artigo ficaria longo demais. Então, vamos falar primeiro da “Psicanálise Cristã” e de outras bobagens que acabam manchando a imagem da Psicanálise e confundindo o público.
“Psicanálise Cristã”?
Freud sempre quis proteger a Psicanálise de dois tipos de pessoas: de sacerdotes e de médicos. Sim, sei que talvez você se surpreenda ao ler “médicos”, mas sim, Freud defendeu fortemente que a formação em medicina não aporta nada na formação de um psicanalista, mesmo que muitos dos primeiros psicanalistas eram médicos (até porque por muito tempo profissionais da área da saúde mental quase não existiam). Mas, por que Freud queria proteger a Psicanálise de “sacerdotes”?
Um dos motivos possíveis é que um líder religioso poderia facilmente querer misturar conceitos religiosos com os da Psicanálise, que em sua essência, são leigos e laicos. Além disso, a Psicanálise poderia ser usada como uma forma de manipular religiosos. Religião e qualquer abordagem terapêutica, por mais que pareça uma mistura interessante, afinal, tanto espiritualidade como terapia têm fins positivos, na verdade é uma combinação desastrosa. Vou explicar.
A Psicanálise é uma abordagem que dizemos “não diretiva”. Isso significa que o analista jamais deverá impor ou propor pensamentos ou crenças suas ao analisando. Psicanalistas não dizem o que o analisando deve fazer, simplesmente isso. Nossa missão é ouvir e ajudar o analisando a se escutar. Nossa missão é analisar sim, os conteúdos inconscientes, os efeitos transferenciais e de resistência do analisando e comentar, interpretar ao analisando, essas informações. Cabe ao analisando decidir o que fará com as informações.
Exatamente por isso, qualquer crença que o analista tenha, sobre qualquer coisa, é absolutamente irrelevante no setting analítico. Não importa a religião do analista, se é cristão ou não, se crê em Deus ou não, se tem espiritualidade ou não. Isso não influencia na terapia. E se, por algum motivo, um analista se deixar levar por qualquer crença que tenha e queira interferir na associação livre, automaticamente deixará de praticar a Psicanálise, simplesmente isso.
E isso elimina por completo qualquer tentativa de incluir qualquer princípio religioso na terapia.
Psicanalistas “de igreja”
O fato de a Psicanálise ser uma ocupação dita “livre” no Brasil, se torna em teoria, muito simples para qualquer pessoa se intitular “psicanalista”. E isso facilita também os meios para que uma pessoa ganhe dinheiro com isso. O público principalmente evangélico é grande no Brasil e muito fiel, principalmente a seus líderes religiosos. E sabendo disso, muitos líderes religiosos sabem que o que quer que eles ofereçam ao seu público, “suas ovelhas”, elas irão prontamente aceitar e fazer o possível para comprar.
Dessa forma, se multiplica a cada dia, líderes religiosos que criam escolas que afirmam ensinar Psicanálise. Essas escolas geralmente têm grande penetração dentro do público que participa de certas denominações religiosas, já que tanto o proprietário como os professores são, muitas vezes, pastores dessas igrejas.
E o que se observa nesses cursos é todo o tipo de bizarrices. Quando você vê o plano de estudos dos cursos oferecidos, observa que há muitas matérias de cunho religioso. Outras matérias podem não ser religiosas, mas também não são psicanalíticas. Por exemplo, eu já vi planos de estudo desse tipo de escola em que havia matérias como “constelação familiar aplicada” ou “terapia quântica” (já falo melhor sobre isso) entre outras coisas.
Além disso, já tive o desprazer de adquirir um curso sobre terapia de casais, mas que, em certo momento durante o curso, um dos professores começou a incluir textos da Bíblia e explicações de cunho religioso. Além disso, percebi que muitos alunos se cumprimentavam com expressões tipicamente evangélicas. Foi quando desisti do curso, já que além da qualidade do curso ser terrível, era uma aberração.
Psicanalistas “quânticos, energéticos, astrológicos…”
Outra situação que se observa, graças a liberdade (ou ao abuso dela) que a prática da Psicanálise tem, também existem pessoas que afirmam ser psicanalistas, mas que basicamente, falam sobre vários outros assuntos. Recentemente, em um canal de uma escola de Psicanálise, foi publicado um vídeo em que a professora, que é supostamente de Psicanálise, falava sobre “conjunção astral” e os “efeitos de Marte” sobre os personagens de um filme.
Já outra escola estava promovendo um evento de “teoria quântica e Psicanálise”, duas coisas que jamais deveriam sequer ser mencionadas na mesma frase. As “terapias quânticas” apesar do nome se referir a algo que parece científico, se baseiam em conceitos quase “espirituais” do que científicos. Várias afirmações que são ensinadas como “quânticas” não tem absolutamente nada a ver com física quântica. Na verdade, sempre que um físico quântico vê vídeos desses terapeutas, vemos como eles ficam horrorizados com o que é dito. E associar isso com a Psicanálise? A Psicanálise já sofre suficiente ataque do cientificismo, “obrigado.”
Como pessoas, temos toda a liberdade de acreditar no que quisermos. Inclusive, uma pessoa pode tranquilamente ser psicanalista e ser terapeuta de outra ou várias outras abordagens. O que é ético, é oferecer sempre uma abordagem por vez a quem o contratar.
Parabéns, Marco Assis. Artigo muito bem escrito. Vou indicar (e citar).
Muito obrigado, muito feliz por sua visita! Um abraço!