Então aconteceu uma situação em que meteram você em um problema, que resultou em você ser acusado de ser ou ter feito algo que não fez.
Neste artigo, vou comentar com você o que você pode fazer quando pessoas dizem que você é algo que na verdade você não é. Obviamente, dependendo da situação, outras providências deverão ser tomadas, por exemplo, se a acusação envolve um crime, nesses casos, um advogado pode e deve ser consultado.
Mas vamos pensar em um vizinho seu. Esse vizinho é um senhor que sempre é dito ser extremamente antissocial e que “provavelmente” é uma pessoa perigosa, afinal, ele não costuma sair muito de casa, está sempre com uma cara pouco amigável e quando sai de casa, não conversa com ninguém.
O boato é conhecido por muitas pessoas. Inclusive, algumas crianças ao verem o tal senhor gritam, de longe, palavras ofensivas e em seguida saem correndo, com medo de algo lhes aconteça.
Mas o que essas pessoas não sabem é que esse senhor é assim porque depois que perdeu a esposa, anos atrás, ele perdeu alegria de viver. Está sempre com um semblante triste e perdeu interesse em se relacionar com outras pessoas. Agora imagine como ele deve se sentir quando toda vez que tem de sair de casa, ouvir comentários maldosos sobre ele!
Bem, pode ser que no seu caso não tenha acontecido algo parecido e espero que nunca aconteça! Mas pode ser que em algum momento, no trabalho, com amigos ou na família, você tenha sido acusado de ser algo que não é. E pode ser que essa acusação acabe com sua paz, afinal, você está sendo caluniado. O que fazer?
Em primeiro lugar, você precisa esclarecer a situação, da maneira mais clara que puder. Quantos estão te acusando? Procure falar com todos sobre o assunto, de uma maneira calma. Sei que não é fácil manter a calma nessas horas, mas o ponto é que quando uma pessoa vem conversar com a gente nervoso, na hora pode ser que pensemos que a pessoa pode estar agressiva por ter sido descoberta e acusada e não é o que você quer. Isso pode piorar a situação.
Então, primeiro tente se acalmar. Procure quem te acusa, se for uma pessoa que é conhecida ou até mesmo um parente, tente conversar em um local tranquilo. Se a pessoa não aceitar conversar pessoalmente, tente uma ligação telefônica. Em último caso, tente manda uma mensagem a ela.
Durante a conversa, explique seu ponto de vista. Comente como você está se sentindo com essa situação e explique como isso afeta sua vida. E claro, prove para a pessoa que ela está enganada sobre você. Use argumentos bem preparados (nunca inventados!).
Se a pessoa for alguém que é parte de seus amigos, familia ou pessoas próximas a você, mostre que você valoriza muito esse relacionamento e quer que tudo esteja bem. Se for caso, se proponha a reparar a situação de alguma forma. Pode ser que você possa desfazer algo que fez ou fazer algo que faltou fazer.
Mas e se a pessoa ou pessoas não quiserem simplesmente contato com você, o que fazer?
Bem, algo muito importante que quero que você tenha sempre em mente é a seguinte frase:
O que as pessoas dizem sobre você não necessariamente definem quem você é.
Marco Assis
Essa frase vem sempre à minha mente, depois que um familiar meu próximo me disse, em uma situação difícil: “Você sabe quem você é, essas pessoas não.” E como isso é verdade!
Quem define quem você é, é você mesmo!
Se depois de você se esforçar em tanto fazer as pazes com seus acusadores, como em manter o bom relacionamento com eles, eles decidirem continuar com o pensamento errado sobre você, saiba que você fez sua parte. O problema agora está totalmente do lado deles.
Novamente, eu reforço que se o problema se transformar em algo grave, você deve procurar ajuda jurídica, especialmente se perceber que pode ser prejudicado pela calúnia.
Há situações que o tempo realmente cicatriza. Marcas podem continuar em você, mas a ferida vai se curar com o passar do tempo. E se você perdeu amigo ou amigos por causa de uma situação ruim, saiba que há muita gente nesse planeta pra ser seu amigo!
Recapitulando:
Como lidar com uma calúnia:
- Mantenha a calma, da melhor forma que puder
- Organize seus pensamentos, para se defender.
- Procure quem te acusa, com muita calma, para dar seu ponto de vista
- Mostre que você preza o bom relaciomento que vocês têm, se for o caso.
- Se a pessoa ou pessoas não quiserem escutar, mantenha a calma
- Saiba que opinião alheia não define quem você é!
- Deixe que o tempo cure ou pelo menos cicatrize essa ferida
- Se for necessário, você sempre pode consultar um advogado. Mas somente se a situação ficar realmente grave.
Espero que tenha gostado do artigo e que seus relacionamentos sejam sempre muito bons!
Quer falar comigo? CLIQUE AQUI.
Leave Your Comment